quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Especial Tocantins - Geografia

O Estado do Tocantins está localizado no centro geodésico do Brasil, e possui uma área de 278.420,7 Km2. Com uma população de 1.157.098 (IBGE 2000), o Tocantins faz divisa com seis estados: Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso e Goiás. Por estar em uma área de transição, apresenta características climáticas e físicas tanto da Amazônia quanto da região central do Brasil. Tem duas estações distintas: seca e chuvosa.

O clima é tropical e a vegetação predominante é o cerrado, que cobre 87,8% da área do Estado. O restante é ocupado por florestas. O relevo tocantinense é formado por depressões na maior parte do território, planaltos a sul e nordeste e planícies na região central. O ponto mais elevado é a Serra Traíras (1.340 metros). O Tocantins é dono de muitas belezas naturais, entre elas a Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo, localizada na região sudoeste do Estado, onde também estão o Parque Nacional do Araguaia e o Parque Nacional Indígena.

Também fazem parte do cenário tocantinense o Parque Estadual do Jalapão, com a vegetação que remonta há milhares de anos quando a água do mar cobria tudo. A natureza, com o passar do tempo, moldou o cenário único, formado por dunas, chapadões, cachoeiras e trilhas perfeitas para os amantes do off road. São 159 mil hectares protegendo o ecossistema do Jalapão, com seu solo arenoso úmido e sua vegetação rala de campo de cerrado.

A maior bacia hidrográfica totalmente brasileira também está localizada no Estado - a bacia do rio Tocantins - Araguaia com uma área superior a 800.000 km2. Seu principal rio formador é o Tocantins, cuja nascente localiza-se em Goiás, ao norte de Brasília. Dentre os principais afluentes da bacia Tocantins - Araguaia, destacam-se os rios do Sono, Palma e Manuel Alves, todos localizados na margem direita do rio Araguaia.

Nenhum comentário: