quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Casa do Tocantins poderá ser instalada no Rio de Janeiro

A idéia de criar um espaço, na capital carioca, destinado à divulgação do artesanato tocantinense, com local para exposições de artes plásticas, música, além de servir como ponto de informações sobre o Tocantins, está sendo debatida entre o presidente da Fundação Cultural do Tocantins, Júlio César Machado, e o diplomata francês e curador da mostra de Lily Marinho, Romaric Büel.

Segundo Júlio César, a iniciativa atende a uma antiga solicitação da classe artística e através da disponibilidade e boa vontade de dona Lily Marinho e Romaric está sendo possível discutir e desenvolver um projeto para implantação deste espaço no Rio de Janeiro. "Estamos no início das discussões, mas acredito que iremos conseguir viabilizar a implantação desta casa no Rio", disse.

De acordo com Romaric, o local seria auto-sustentável e citou para isso a instalação de restaurante, café musical e uma loja para o artesanato. Iremos viabilizar a instalação deste espaço para divulgar o Tocantins para outros estados do país, disse.

Novas Exposições
De acordo com presidente da FCT, já estão sendo realizados contatos para a próxima exposição de arte no Estado. Júlio em conversa com Romaric deu início às negociações para trazer ao Tocantins uma mostra da Arte Barroca Brasileira.

O acervo de peças como Oratórios, Sant'Annas e outras significativas da riqueza e diversidade dos grandes mestres, conhecidos ou anônimos, da Arte Colonial Mineira, pertencente da colecionadora mineira, Ângela Gutierrez, é o próximo a ser mostrado no Estado..

Segundo Romaric, a exposição poderá acontecer ainda no primeiro semestre deste ano. "Atendendo a um pedido do presidente Júlio César iremos viabilizar esta exposição que mostra um pouco da origem do Brasil Colônia e conta a história de todos os brasileiros", ressaltou.

Balanço
O diplomata francês elogiou os resultados alcançados com a exposição " Arte Brasileira na Coleção de Lily Marinho", e disse que o sucesso da mostra deixou a todos emocionados. As reações da população, o apoio da mídia, as entrevistas na imprensa local e nacional mostram a consolidação do Tocantins nesta área cultural e reforça a vontade do governo do Estado em investir nesta área.

Romaric ressaltou a vontade de Dona Lily Marinho e sua em continuar trazendo para o Estado outras grandes exposições de arte.

Nenhum comentário: