quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Tocantins terá estande na Feira Internacional de Artesanato de Natal

O artesanato do Tocantins será destaque pelo segundo ano na 12° FIART - Feira Internacional do Artesanato, a ser realizada de 19 a 28 de janeiro, em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Cerca de 80 mil visitantes são esperados pela organização da feira, que acontece no Pavilhão das Dunas, do Centro de Convenções de Natal. O evento irá funcionar das 16h às 22h, em uma área de 486 metros quadrados com estandes dos 27 estados brasileiros.

A Fundação Cultural do Tocantins, através da Assessoria de Artesanato, está encaminhando cerca de cinco mil peças em capim dourado, sementes, telas orgânicas, entre outras. A assessora de artesanato da Fundação Cultural, Leila Carvalho, estima que este ano irá comercializar cerca de 40 mil reais em peças. "Estamos levando peças diversificadas do nosso artesanato e temos muita disposição para trabalhar durante os oito dias da feira, comercializando e divulgando nosso artesanato", diz.

A feira de Natal em 2006 movimentou cerca de R$ 4,5 milhões com a venda de produtos, segundo dados da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social do Rio Grande do Norte. Mais de 60 mil pessoas visitaram o local. São cerca de 900 artesãos em 290 estandes distribuídos na área do Pavilhão das Dunas.

Além dos estados brasileiros, participam da feira países como: Peru, Bolívia, Uruguai, Itália, Argentina, Rússia, Quênia entre outros.

Esta é a primeira feira que o Estado participa este ano, mas em reunião esta semana na FCT, foi definida entre artesãos e o presidente da FCT, Júlio César, a participação do Tocantins em todas as feiras nacionais, sempre com a presença de um artesão, que irá representar a classe e mostrar como se faz o nosso artesanato.

O caminhão contendo as peças saio nesta terça-feira,16, da FCT direto para o Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário: