quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Embaixador da Áustria visita o Tocantins e quer investir no Tocantins

O governador do Tocantins, Marcelo Miranda, juntamente com toda sua equipe do primeiro escalão, recebeu, nesta terça-feira, pela manhã, em Palácio, o embaixador da Áustria no Brasil, Werner Brandstetter.

Com cerca de US$ 400 milhões investidos em 40 empresas de diversos segmentos econômicos no Brasil, a Áustria, conforme explicou o Embaixador, tem o claro interesse em se aproximar mais de todos os países da América Latina, especialmente do Brasil, considerado pelo governo austríaco como "muito relevante" na América do Sul.

Werner Brandstetter, que fez questão de vir de Brasília ao Tocantins de carro, para conhecer melhor o Estado, mostrou-se encantado com o que viu e, ao ser perguntado pela revista Cerrado Rural Agronegócios se seu País tem interesse também em investir no potencial agropecuário e de agronegócio do Tocantins, acenou positivamente, argumentando que há uma preocupação muito grande da Áustria com a produção de forma sustentável em outros países. Ainda de acordo com ele, seu País tem um solo muito acidentado e limitado para a produção rural, ao passo que no Brasil há muitas terras planas para serem cultivadas.

Convicto deste interesse, o governador Marcelo Miranda e seus secretários da área técnica, como Agricultura, Indústria e Comércio e Recursos Hídricos, respectivamente, Roberto Sahium, Eudoro Pedrosa e Anízio Pedreira, expuseram para o Embaixador todas as potencialidades do Estado e a sua "excelente logística", principalmente com o projeto da Ferrovia Norte-Sul que vai cortar todo o Estado no sentido norte-sul e cujas obras estão em andamento.

O Embaixador permanece no Tocantins até amanhã. Além de visitar o governador Marcelo Miranda, em Palácio e almoçar com ele, faz visitas, hoje a tarde, ao Tribunal de Justiça do Estado e a Prefeitura Municipal de Palmas. A noite, participa de um jantar oferecido pela Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto).

Amanhã, Werner, sua esposa, a embaixatriz Leonie Brandstetther e um filho viajam para a região do Jalapão, pólo eco-turístico ao leste do Estado, na divisa com os estados do Piauí e Bahia.

Agronegócio - Durante a visita ao Governo do Tocantins, em Palácio, o embaixador Werner Brandstetter recebeu, entre outras lembranças do potencial econômico, turístico, folclórico e cultural do Estado, duas encadernações com a coleção completa da revista Cerrado Rural Agronegócios, que lhe foram entregues pelo governador Marcelo Miranda e pelo Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Tocantins, Roberto Sahium. A coleção consiste numa grande referência impressa do potencial agropecuário e de agronegócio não só do Tocantins, como também de todo o cerrado da Bahia e sul do Maranhão, regiões que, por suas localizações geográficas e praticamente terem as mesmas condições edafoclimáticas se intereagem, formando uma das maiores fronteiras agrícolas do Brasil.

Nenhum comentário: