quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Indústrias viabilizam implantação no Tocantins

A determinação do governador Marcelo Miranda (PMDB) para a industrialização do Tocantins está possibilitando a chegada das indústrias, algumas em fase adiantada de implantação, como a Votorantim Cimento, e outras já elaborando estudos estratégicos para a implantação, a exemplo da Nova Era Silicom, que se instalará no município de Araguanã, com investimentos da ordem de US$ 25 milhões.

“O governador Marcelo Miranda fez gestões ao presidente Lula para que houvesse a redução do linhão (linha de transmissão da Eletronorte/Eletrobrás) para 500 kva e assim atender as indústrias como a Votorantim, e em Araguanã a Nova Era Silicom”, explica o secretário da Indústria e Comércio, Eudoro Pedroza, adiantando que em Araguanã a empresa deve gerar empregos também no setor de reflorestamento, através da plantação de eucaliptos.

“Nós estamos estudando as possibilidades alternativas em três pontos: o suprimento de energia, a questão ambiental com a plantação de eucalipto, e o escoamento da produção”, diz o presidente da Nova Era Silicom, José Péricles Freire Júnior. Ele adianta que a empresa tem por objetivo explorar a jazida de quartzo no município de Araguanã para transformá-lo em ferro sílico a ser exportado para o Japão. Segundo ele, a produção anual de ferro sílico pode ultrapassar 25 mil toneladas/ano e com isso seriam gerados mil empregos diretos.

No encaminhamento das viabilizações para instalação das indústrias foi realizada esta semana uma reunião na sede da Eletronorte, em Brasília, com o diretor de planejamento e engenharia Ademar Paloci, o prefeito de Araguanã, Noraldino Mateus Fonseca (PMDB), o diretor da Nova Era Silicom, Geraldo Bosi, e a gerente de planejamento energético da Votorantim, Alessandra Deri.

“Nesta reunião em Brasília ficou definido que na próxima terça-feira ou quarta-feira (dia 16 ou 17) faremos outra, mas dessa vez com os técnicos das duas empresas (Votorantim e Nova Era Silicom), para definir o planejamento da linha de energia que estamos pleiteando, de 230 kva para atender às duas indústrias”, adianta o prefeito Noraldino Fonseca. O prefeito disse ainda que os proprietários da Nova Era Silicom, que são do Japão e detentores do Consórcio Mitsubishi e JFE, deverão visitar o Tocantins, ou no final deste mês ou início de fevereiro.

Nenhum comentário: