sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Governadores querem formação do Bloco do Centro-Oeste

Procurando estreitar laços administrativos e de integração entre os dois estados, o governador André Puccinelli se reuniu hoje pela manhã com seu colega Blairo Maggi, de Mato Grosso. Também participaram da reunião secretários dos dois estados.

Puccinelli classificou o encontro como "uma busca de experiência de gerenciamento" e deixou clara a intenção de integrar os dois estados em torno de políticas públicas de interesses comuns que possam, também, fortalecer a região Centro-Oeste.

Na reunião, ficou acertado um encontro entre Puccinelli, Blairo Maggi e os governadores do Distrito Federal, Goiás, Rondônia e Tocantins, com a finalidade de discutir a formação do Bloco do Centro-Oeste, que deve contar também com a adesão dos dois estados citados da região norte.

“Mato Grosso conseguiu um amplo destaque nacional, a administração estadual está bem fundamentada, com gestão sólida e, com a força do governador Maggi, queremos reforçar as nossas necessidades comuns, para que Mato Grosso do Sul possa ser, também, contemplado com obras prioritárias constantes no Programa de Aceleração do Crescimento”, observou o governador de Mato Grosso do Sul, ao ressaltar que seu Estado não foi contemplado com obras prioritárias dentro do PAC. Contudo, Puccinelli afirmou que desenvolverá, com o apoio do governador Blairo Maggi, esforços para que Mato Grosso do Sul também venha a receber investimentos.

André citou como exemplo as necessidades demonstradas pela BR-163, que corta as duas unidades federativas. “A BR-163 é pauta nacional e de interesse extremo dos dois estados, além de outras obras que integram Mato Grosso e seu estado-filho”, declarou. Blairo Maggi também reforçou a necessidade de integração entre os dois estados e colocou à disposição da administração de Puccinelli as ferramentas de gestão pública aplicadas em Mato Grosso, como os programas de gerência financeira e administrativa.

“Estamos aproximando as administrações e já pus à disposição do governador André Puccinelli à forma de gestão desenvolvida em Mato Grosso. Os secretários da área sistêmica dos dois estados vão trocar informações para que os avanços que aqui conquistamos possam auxiliar o Estado de Mato Grosso do Sul”, afirmou o governador Blairo.

Bloco Centro-Oeste

Puccinelli e Maggi se reúnem na próxima segunda-feira (29.01), em Brasília, junto com os governadores do Distrito Federal, José Roberto Arruda, e de Goiás, Alcides Rodrigues, para discutir a formação do Bloco do Centro-Oeste, que deve contar com a adesão de outras duas unidades da federação - Rondônia e Tocantins. Os chefes do Executivo desses dois estados também estarão presentes. A intenção dos governadores é discutir e implementar ações em conjunto em diversas áreas para o fortalecimento da região.

“Temos a necessidade de atuar em uníssono, agregando estados que não são da região, mas que têm interesses semelhantes, como Rondônia e Tocantins, em busca de políticas comuns de integração e fortalecimento”, afirmaram os governadores.

Nenhum comentário: